O Hangar Náutico da UFRJ teve um dia de festa com céu aberto e clima de verão, no primeiro dia da primavera. Para marcar os eventos ligados à I Conferência Participativa por um Plano de Restauração da Saúde Ambiental Integrada da Baía de Guanabara na Década do Oceano (PRAI-BG, 2023-2030) que durante 2023-2024 realizou um conjunto de fóruns e seminários em vários municípios.
Cerca de 300 pessoas vieram, além dos 180 inscritos, mas com jeito e pedidos de última hora, os pescadores artesanais acudiram e mais de 20 barcos participaram da barqueata, que foi até à praia de Ramos e voltou. Vieram representantes do GreenPeace, Fiocruz, Rede PEA Baía, Instituto Kevin Johnson, das 3 universidades públicas do Rio, UFRJ, UERJ e UFF, Frente LGBT+RJ, Associação dos Pescadores Livres do Tubiacanga, entre outros.
O evento foi organizado pelo Movimento Baía Viva, e com apoio e participação do grupo escoteiros do Mar, praticantes de Stand Up e de canoa havaiana e pela Guarda Municipal Marítima, e comunidades pesqueiras participantes da Ponta do Cajú, Maré, Canal do Cunha e Canal do Fundão, Praia de Ramos, Kelson´s (Marcílio Dias) e das ilhas do Governador e do Fundão, entre outras localidades.
O evento de 9h Às 15h com música, artesanato e troca de saberes tradicionais indígenas, como medicamentos e raízes. Durante o evento, o BVRio recolheu o lixo da praia do Hangar, como parte do projeto de reciclagem em parceria com o NIDES – Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social, que também colaborou com a participação do barco Gabriela, protótipo de estudos, movido à energia solar.
Evento lembrou o Almirante Negro e uma dívida do governador do RJ
Numa das muitas faixas estendidas nos barcos do passeio destacou-se a homenagem ao marinheiro e líder da revolta da Chibata, João Cândido, o Amirante Negro. Noutra faixa, uma lembrança mais recente : está parado na mesa do governador Cláudio Castro o processo que cede à Universidade do Mar, a Ilha de Brocoió, para que seja transformada numa base de estudos e cais de navios de pesquisa da UERJ
Deixar um comentário