Hoje, sábado, dia 13 de dezembro de 2025, foi o fechamento de eventos com voluntários no movimento Baía Viva, plantando árvores para o futuro.  O projeto Agrofloresta Praia da Rosa, na Ilha do Governador, realizou um bem-sucedido Mutirão de Limpeza, Jardinagem e Plantio de mudas.

          Apesar da chuva fina e da ausência de calor, o evento mobilizou cerca de 70 pessoas, entre moradores, apoiadores e jovens locais, reunidos pela sustentabilidade e da educação ambiental. A manhã começou com um café da manhã colaborativo, preparado com quitutes orgânicos, , muitas frutas, pães e bolos variados, organizado pela Márcia Ribeiro do Grupo de Consumo Solidário de Maricá e do Baía Viva.

             Por volta das 10h, teve início o plantio de 40 mudas de espécies arbóreas frutíferas, como pitanga e limão, enriquecendo a área da agrofloresta. Além do trabalho prático, o mutirão contou com a presença de plantas locais e barracas de medicinas indígenas do Pagé Kaijanan, palestras sobre Plantas Medicinais da Norma Bonfim

O evento contou com o importante apoio logístico e estrutural da Clínica da Família Maria Sebastiana Távua, localizada ao lado da área de plantio, que cedeu suas instalações para o aconchegante café da manhã. Essa parceria foi fundamental para o sucesso da ação, que também envolveu o Movimento Socioambiental Baía Viva, Moradores, Fiocruz Mata Atlântica, Academia Carioca e a Secretaria de Ação Social, reforçando a importância da união entre comunidade, saúde e instituições para o desenvolvimento de iniciativas ambientais na região. O projeto visa promover a educação ambiental com crianças da comunidade, Praia da Rosa e jovens locais, transformando o espaço em um polo de aprendizado e convivência.

FOTOS DE ALEX GOMES