A ong Planeta Verde formalizou por ofício ao Ministério Público Federal a denúncia de crime contra o meio ambiente na Estrada de Adrianópolis, na RJ 113, na área de proteção ambiental da Rebio Tingúa, em Nova Iguaçu.

Espécies da mata atlântica, em faixa de capoeira, estão sendo cortadas inteiras, para invasões de novas moradias. Áreas de proteção de mananciais e locais onde passam tubulações da Petrobrás também estão na lista. E por fazer as denúncias, a presidente da ong Planeta Verde, Sandra dos Santos Fernandes, sofre ameaças de determinada família da região, que lidera e pratica o desmatamento. As ameaças, com identificação de seus autores, também está relatada no documento enviado ao MPF.

” A região de Rio D’ouro, é uma planície de Bacia, não tem capacidade de carga para as invasões e ocupação desordenada que vem sofrendo ao longo dos anos, esses bairros planejados que esse grupo está criando, com desculpa de benfeitorias no local, e feitos sem nenhum critério está causando um enorme colapso para o meio ambiente, gerando muitas enchentes, pois áreas de ZCC, Zona de Contenção de Cheias estão sendo aterradas, para construção de moradias que a médio prazo vão desmoronar. ” diz o texto.