O Movimento Baía Viva participou hoje, dia 16/12/2025, da posse do novo comandante da Capitania dos Portos do RJ (Marinha do Brasil), Leonardo Carvalho de Lucena Navaes1.

A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro no Centro do Rio. Em sua fala aos convidados, o então comandante Luciano Calixto de Almeida Junior, atual Contra-Almirante, agradeceu publicamente a parceria com o Movimento Baía Viva durante a sua gestão.

Ele destacou que essa parceria foi fundamental para que se vislumbre para 2026 a retirada e remoção de 80 carcaças do ‘cemitério de embarcações’ afundadas e abandonadas na Baía de Guanabara, cuja maior concentração é no entorno do Canal de São Lourenço e Ilha da Conceição, em Niterói, e na orla de São Gonçalo, e é um dos mais antigos passivos socioambientais da região.

Veja aqui matéria sobre contaminação de mercúrio na Baía.

Durante a cerimônia, o novo comandante da CPRJ, Comandante Lucena, assumiu o compromisso de dar continuidade à parceria com o Baía Viva e de manter canais de diálogo com as comunidades pesqueiras para estabelecer uma atuação cooperativa, além de dar continuidade às ações de responsabilidade da CPRJ para que seja efetivamente realizada a remoção e retirada definitiva do cemitério de embarcações que vem poluindo a Baía de Guanabara.