Em duas décadas, Medellín deixou de estar no mapa com o título de cidade mais violenta do mundo para receber o “Nobel das Cidades”, o Prêmio Lee Kuan Yew World City em 2016. Um passeio pela segunda maior cidade da Colombia é suficiente para perceber como a vegetação literalmente rouba o espaço do cimento e na turfa.
Em outra comparação com a capital, Bogotá, cidade premiada internacionalmente pelo sistema cicloviário, Medellin tem cada vez mais o ciclista no foco de projetos ambientais de largo alcance, e tem sempre um horizonte verde comum. Daí ser Medellin exemplo de sustentabilidade, ecologia e mobilidade responsável. Qual será o segredo ? soluções locais, pensamento coletivista.
O projeto Corredores Verdes de Medellin simplesmente juntou ” ilhas de árvores ” que estavam em alguns bairros e foram ligando essas ilhas em corredores de vegetação, sejá lá onde for plantada, praças, pontes, calçadas, entre vias de tráfego, o importante é ligar os pontos verdes.
Enquanto isso nos últimos vinte anos, as principais obras de restauração e modernização da cidade do Rio de Janeiro foram o Porto Maravilha, com largos espaços de cimento e árvores que não resistem ao calor. Um sistema de tráfego chamado BRT com estações semelhantes a fornos de alumínio, também um estádio de futebol com um entorno acimentado para as filas de entrada, no Engenho de Dentro, bairro com apenas uma estação de trem e várias ruas pequenas. Sem árvores também.
Por isso estamos sempre solicitando que as pessoas participem do nosso abaixo assinado, que já conta com 10 mil pessoas, para pedir que efetivem ações urgentes de mitigação e compensação dos danos socioambientais causados pelas podas irregulares (letais) ou “podas assassinas”; que tem provocado o corte indiscriminado e desnecessário de árvores saudáveis, muitas delas centenárias, localizadas em vias públicas de TODOS OS BAIRROS DA CIDADE,
ASSINE AQUI CONTRA AS PODAS ASSASSINAS
FOTOS DE MEDELIN
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