O projeto “Brigada Guarani por Maricá” formou a primeira turma de brigadistas florestais em Maricá com apoio do PrevFogo-Ibama. Foi no mês que passou, entre os dias 14 a 18 de abril de 2025. Mas os resultados institucionais já estão vindo. Foi agendad para 28 de maio, uma visita técnica da diretoria do INEA ( Instituto Estadual do Ambiente), Corpo de Bombeiros do estado do RJ e de órgãos da prefeitura de Maricá à aldeia Guarani de Mata Verde Bonita.
O treinamento (capacitação) da turma de brigadistas do projeto “Brigada Indígena por Maricá”, é uma iniciativa coordenada pelo Movimento Baía Viva em parceria com a Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita e apoio institucional do Fundo Casa Socioambiental e de uma rede de instituições parceiras.
PrevFogo ensina a fazer mapeamento
A Brigada Indígena de prevenção a incêndios florestais, formada em abril com capacitação do programa PrevFogo do IBAMA, taqmbém faz um mapeamento das dezenas de pontos de descarte irregular de lixo urbano (lixeiras) existentes ao ponto da restinga da APA Estadual de Maricá que abrange uma área de 969 hectares e é considerada uma das restingas de maior biodiversidade do país. O município de Maricá, um dos que mais recebem royalties do petróleo, ainda não tem um serviço de combate adaptado às novas condições climáticas.
Veja mais fotos do treinamento, feitas pelo Cláudio Fagundes, fotógrafo voluntário do Baia Viva.
Deixar um comentário