Era uma questão de tempo para isso acontecer. Uma baleia Jubarte foi abalroada por uma embarcação durante um passeio turístico, dia 6 de julho em Arraial do Cabo. O incidente foi na área conhecida como Boqueirão, perto da Praia dos Anjos. Passageiros de outra embarcação registraram o momento do choque em vídeo, que viralizou nas redes sociais. A Fundação Municipal do Meio Ambiente está monitorando o caso e a investigação está em andamento. Estamos na “temporada de avistamento ” a nova atração turística de Arraial do Cabo. 

 O ICMBio e a Polícia Federal estão investigando o caso, e a prefeitura orienta que os passeios de barco sejam feitos com embarcações certificadas e com documentação visível.  As autoridades ambientais estão atentas ao caso e tomando as medidas cabíveis para apurar responsabilidades e evitar novos acidentes.  Veja abaixo a nota pública de resposta do ICMBio/RESEX MARINHA.

A Baleia saiu ilesa, dessa vez 

Apesar do susto, não há registro de ferimentos graves na baleia, e o animal não foi mais visto após o incidente, o que indica que não sofreu ferimentos fatais. O projeto Mar de Baleias, que monitora a passagem desses animais, também não registrou nenhum animal encalhado ou morto na região. Em outra ocasião recente, uma baleia da mesma espécia se enroscou numa rede e precisou ser socorrida por pescadores artesanais.