No dia 03 de maio de 2025, a Brigada Florestal Tembiguá formada pelo projeto Brigada Guarani por Maricá realizou seu primeiro mutirão na Aldeia Guarani Mbyá de Mata Verde Bonita, em Maricá (RJ) onde recolheu 250 pneus que estavam espalhados nos quintais, áreas destinadas a plantios etc, e são focos potenciais de proliferação de vetores e do mosquito da dengue (Aedes aegypti).

Os pneus serão guardados temporariamente na Casa de Artesanato para evitar estarem expostos no solo acumulando água da chuva. O treinamento (capacitação) da turma de brigadistas do projeto “Brigada Indígena por Maricá”, é uma iniciativa coordenada pelo Movimento Baía Viva em parceria com a Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita e apoio institucional do Fundo Casa Socioambiental e de uma rede de instituições parceiras.

A 1a Brigada Indígena do estado do RJ foi capacitada em abril pelo programa PrevFogo do IBAMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima). No dia 07 de maio entre 8 e 12h, haverá novo mutirão no Viveiro da Mata Atlântica construído pelos brigadistas e a comunidade Guarani.

Visita técnica na APA dia 28

No dia 28 de maio de 9h às 17h será realizada vistoria técnica na biodiversa Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá com participação de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Corpo de Bombeiros Militar e de órgãos da prefeitura municipal, Baía Viva, lideranças indígenas e os brigadistas para identificar as dezenas de lixeiras irregulares espalhadas pelas 969 hectares da APA Maricá que são potenciais focos de incêndios florestais.

Este ano o município de Maricá foi o recordista estadual no número de focos de incêndios florestais, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do estado do RJ. Já foi solicitado por ofício ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), e ao Corpo de Bombeiros, a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ferramentas adequadas e veículos, para estruturar a Brigada Tembiguá que está capacitada para atuar na prevenção de incêndios florestais no município de Maricá.

Das 40 Unidades de Conservação da Natureza geridas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) nenhuma delas dispõe de Brigada de Prevenção a Incêndios Florestais, o que tem colocado em grave situação de risco as áreas remanescentes do bioma Mata Atlântica.