Na próxima sexta-feira, dia 23, entre 8h e 17h, teremos o mutirão pra finalizar a construção do Viveiro da Mata Atlântica e a coleta de pneus velhos que são potenciais focos de mosquito da dengue que estavam espalhados em áreas da biodiversa restinga da APA Estadual de Maricá (RJ) e eram potenciais focos de incêndios florestais.
Durante este mês, a Brigada Indígena formada em abril de 2025 pelo programa PrevFogo do IBAMA já coletou até agora 250 pneus velhos no território. Esta é a primeira Brigada Indígena formada no Estado do RJ.
Este ano o município de Maricá foi o recordista estadual no número de focos de incêndios florestais, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do estado do RJ.
Nos últimos meses, foram identificados dezenas de lixeiras ilegais ao lindo da restinga da APA Maricá que tem 969 hectares e representam um elevado risco de incêndios florestais. Das 40 Unidades de Conservação Ambiental geridas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) nenhuma delas dispõem de Brigadas de prevenção a incêndios florestais, o que num contexto de incremento das mudanças climáticas é bastante preocupante.
A Aldeia Guarani Mbyá de Mata Verde Bonita de Maricá (RJ) também está solicitando a doação de mudas de espécies nativas, de frutíferas e plantas medicinais, além de sementes para utilizar nos plantios agroflorestais na própria comunidade visando promover o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional e a restauração ecológica da restinga da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá.
Deixar um comentário